CCARBON/USP é destaque no Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa da USP

Diretor de pesquisa do CCARBON/USP, Maurício Cherubin, recebe reconhecimento da Reitoria da USP por suas pesquisas.

No dia 27 de junho de 2025, ocorreu a cerimônia de entrega do “Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa” (terceira edição), na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria da USP, em São Paulo.

Dentre os premiados, o Professor Maurício Roberto Cherubin, diretor de Pesquisa do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical da Universidade de São Paulo (CCARBON/USP), recebeu o prêmio em Ciências Agrárias.

Premiação do Professor Maurício Roberto Cherubin, Diretor de Pesquisa do CCARBON/USP

Foto: Marcelo Renda

O Prof. Cherubin tem como foco, em suas pesquisas, compreender como o uso da terra e as práticas de manejo, afetam a saúde do solo. Principalmente práticas da agricultura regenerativa, como plantas de cobertura, sistemas integrados, plantio direto e bioinsumos. Também avalia a produtividade das plantas, a dinâmica do carbono e a resiliência dos sistemas de produção.

Ele busca identificar soluções de manejo que contribuem para a produção de alimentos, fibras e energia, considerando os desafios das mudanças climáticas. Essas práticas visam conciliar a adaptação e mitigação climática com a preservação do meio ambiente.

“Eu gostaria de agradecer a todos os meus orientados e estudantes, aos colegas da ESALQ e do CCARBON, aos parceiros de pesquisa de fora da instituição, tanto público como privados que, de fato, fazem a ciência acontecer na universidade. E finalmente, aos meus familiares, que dão apoio diário para que o trabalho seja bem-feito.” (Professor Maurício Roberto Cherubin, diretor de pesquisa do CCARBON/USP)

No total, foram oito docentes premiados e sete menções honrosas concedidas em oito áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.

O prêmio foi criado em 2019 e é concedido a cada três anos a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural. As propostas são analisadas por uma Comissão Avaliadora composta por docentes da USP e pesquisadores externos, representantes de todas as áreas do conhecimento. A premiação considera o impacto científico ou social das atividades de pesquisa. Também avalia sua relevância para o desenvolvimento do campo de estudos. Outro critério é a visibilidade da pesquisa realizada na Universidade. Além disso, valoriza a interação da USP com a sociedade.

O CCARBON/USP parabeniza o Professor Maurício Roberto Cherubin pelo prêmio recebido. Com grande orgulho vemos um de nossos representantes ser reconhecido por suas contribuições científicas relevantes para a agricultura tropical e para o enfrentamento das mudanças climáticas. Essa premiação reforça o compromisso do centro com a produção de conhecimento de excelência, voltado à sustentabilidade dos sistemas agrícolas e à construção de soluções científicas para os desafios globais.

Autoria: Juliana Ramiro, CCARBON/USP